A União Paneuropeia Internacional (IPEU) tem hoje novo elemento, através da inclusão de Portugal na lista de membros que dão forma ao mais antigo movimento de unificação da Europa.
Foi nos dias 24, 25 e 26 de setembro que os membros da IPEU reuniram em Munique (Alemanha) para debater políticas de união e integração económica da Europa. O recém-criado Comité Português da União Paneuropeia (CPUP), representado pelo seu Presidente Francisco Esteves, marcou presença no encontro internacional, que contou ainda com a presença de delegações oriundas da Polónia, França, Espanha, Áustria, Croácia, entre outras.
A integração do comité português fortifica a ação da União Paneuropeia Internacional, pela vocação universalista que Portugal representa, através da agregação de povos e culturas em cinco continentes graças à sua História, Cultura e Língua portuguesas.
O CPUP apresentou ainda as suas diretivas, no que ao reforço da soberania europeia diz respeito, ao nível de políticas económicas e sociais, com vista à criação de uma Europa mais unida, autónoma, interventiva, justa e solidária.
Fundada em 1923, a associação União Paneuropeia Internacional é atualmente presidida pelo francês Alain Terrenoire e conta com delegações oriundas de mais de 20 países.