Paneuropa Portugal promove debate sobre Sustentabilidade na Europa em Gondomar
O Comité Português da União Pan-Europeia (CPUPE) reafirmou o seu compromisso com a construção de uma Europa mais informada e participativa, dedicada à defesa dos valores europeus, ao organizar o evento “Sustainability in Europe: Challenges and Opportunities in the Current Scenario”, que teve lugar no passado dia 25 de janeiro, na Casa do Gramido, em Gondomar.
Esta iniciativa, organizada em colaboração com o ISAVE – Instituto Superior de Saúde e a ADSCTS – Associação para o Desenvolvimento Sustentável em Ciência Tecnologia e Sociedade, e com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, reuniu uma vasta audiência, destacando-se como uma oportunidade única para refletir sobre os principais desafios e oportunidades relacionados com a sustentabilidade. O evento sublinhou a importância de implementar políticas públicas eficientes, tanto a nível nacional como europeu.
Francisco Esteves, presidente do CPUPE, destacou o caráter humanista do movimento: “É um projeto de pessoas e para pessoas. Defendemos uma Europa livre, unida, focada e participativa.”
Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, salientou os valores europeus e a importância de uma Europa unida e coesa, sempre com o foco na sustentabilidade e afirmação no espaço internacional.
A sessão de abertura contou ainda com a presença de Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente, que sublinhou a importância do movimento Paneuropa, afirmando: “Estou verdadeiramente feliz e saúdo o surgimento deste movimento fundamental.”
O evento foi uma oportunidade de excelência para a troca de ideias e experiências sobre sustentabilidade e políticas públicas, contando com a participação ativa de especialistas, decisores políticos e representantes de organizações internacionais. O atual deputado e anterior Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, abordou a importância das políticas de saúde para a construção de sociedades mais sustentáveis; o atual deputado e anterior Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, partilhou a sua visão sobre a gestão de recursos e questões de segurança ao nível europeu; o Enviado Especial da Presidência do Parlamento Centroamericano para as Nações Unidas, David Balsa, expôs uma visão global da América Central para a sustentabilidade e justiça climática; e o Presidente do Comité Francês da União Pan-Europeia, Éric Campion, partilhou a visão francesa sobre o movimento da União Pan-Europeia.
O Presidente Internacional da União Pan-Europeia, Alain Terrenoire, encerrou os debates, partilhando o seu sonho de continuar a construir o caminho para uma Europa melhor e cada vez mais unida.
A entrega de diplomas a Alain Terrenoire e a Éric Campion, reconhecendo-os como membros honorários do CPUPE, foi o momento de destaque que encerrou esta iniciativa com chave de ouro.
O Paneuropa Portugal agradece a todos os presentes e à Câmara Municipal de Gondomar pelo apoio inestimável na concretização deste evento, que reforça o compromisso com um futuro sustentável e o fortalecimento dos valores europeus.





